Pode não parecer, mas simples brincadeiras e jogos são mais do que meros passatempos quando realizado em sala de aula. Isso porque eles ajudam no desenvolvimento das crianças, promovem processos de socialização e de descobertas do mundo, auxiliam-nos a superar os problemas existentes e oferecem melhores condições de desenvolvimento, além de ampliar e valorizar o espaço e as oportunidades de atividades lúdicas. Assim a sua execução envolve a promoção da capacidade de organização pessoal, as expressões corporal e oral, o entendimento, a interpretação, a imaginação e a criatividade.
Em grupo os alunos aprendem, seguem regras estabelecidas, respeitam os limites dos adversários e discutem novas regras. Trocam idéias e analisam o ponto de vista do outro. Portanto, com essa forma lúdica de ensinar, os jogos e as brincadeiras trabalham a criatividade e as linguagens oral e escrita com sequência, desenvolvendo o conhecimento.
Um comentário:
Os jogos permitem a aprendizagem de forma prazeirosa e ainda possibilita em muitos momentos a vivência de situações e o confronto de conceitos.
Postar um comentário