terça-feira, 29 de julho de 2008

Atividade 07 - Desafio

Escola de Educação Básica Heriberto Hulse

Tema da Proposta: Caixa de Resenha
Conteúdo: Leitura
Série: 6ª (sugestão)

Introdução
O gosto pela leitura e apreciação crítica de um livro podem ser ensinados. Lendo e analisando modelos de resenha, o aluno aprende a fazer a sua própria resenha que será escrita em fichas que ficarão numa caixa para consulta da classe.
Esta atividade se propõe a dar um sentido à aprendizagem de resenha. As resenhas dos alunos terão a mesma função que tem socialmente: dar informações suficientes a respeito de livros a um leitor em potencial que, de posse das informações, decide lê-lo ou não.

Objetivos:
Os alunos serão capazes de:
- reescrever uma resenha lida e analisada em classe;
- reconhecer os elementos lingüísticos que entram na organização deste gênero textual;
- escrever uma resenha crítica para um ou mais livros do acervo de leituras da biblioteca escolar;
- definir resenha;
consultar a caixa de resenhas, no momento de escolher um livro da biblioteca escolar.

Desenvolvimento (sugestão):
- pesquisar o que é resenha, fazendo uso dos sites de busca;
- introdução do assunto (aula explicativa);
- leitura e comentários de resenhas. Sua Sua finalidade e intenção;
- estudo da resenha;
- elaborar uma resenha coletiva;
- em duplas reescrevar uma resenha estudada sem o apoio do texto original. Fazendo após o comparativo. Avaliar o que aprenderam e o que não aprenderam;
- ao termino passar a limpo a resenha e montar um painel;
- contar oralmente, reconstruindo seu percurso, o que fez para aprender o que é resenha;
- depois de passar por todo processo de aprendizagem do que é, da função e de como se estrutura uma resenha cada aluno escolhe um livro do acervo da biblioteca para ler em casa e, depois resenhar;
- a resenha, depois de pronta, passará por uma revisão orientada e só então será passada a limpo nas fichas que irão compor a Caixa de Resenhas que será consultada toda vez que um aluno for retirar um livro da biblioteca.
Possibilidades interdisciplinares: Todos os eventos da escola podem merecer resenhas críticas de diferentes pontos de vista que podem ser expostas no mural ou publicadas no jornal escolar.
Contextualização: O leitor crítico é aquele que dialoga com o texto. Para escrever uma resenha, é preciso que o autor olhe para o texto com os olhos de que quer enxergar, exercitando seu poder de autocriticidade.


Apenas um Curumim
Apenas um Curumim é ao mesmo tempo bonito e triste.
Conta a história de um índio órfão, criado entre brancos, que volta para a floresta. Durante a jornada, o curumim redescobre sua identidade, recupera a auto-estima e a alegria de viver.
Werner Zotz escreve uma história humana que proca muitos questionamentos.
Ilustração: Andrés Sandoval
Editora: Letras Brasileiras

Fernão Capelo Gaivota
Richard Bach nos conta uma história emocionante e empolgante sobre a liberdade e os prazeres de voar.
Defender suas idéias quando sabe que tem razão; sentir prazer especial em fazer as coisas bem feitas, saber que a vida é muito mais do que os olhos podem ver... Você estará, com certeza, ao lado de Fernão Capelo Gaivota.
Uma obra-prima que conquista muitos admiradores a cada dia.
Ilustração: Raquel Braga
Editora: Record

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias
Delicie-se conhecendo livros de Ruth Rocha.
Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias é um livro apaixonante. Conta a história de um menino diferente. Marcelo achava que as coisas não tinham nome apropriado, por isso queria mudar o nome das coisas. Este livro possui mais duas histórias que mostram como as crianças são espertas e que têm uma lógica própria.
Ilustrador: Adalberto Cornavaca
Editora: Salamandra

Romeu e Julieta
Borboletas azuis só podiam voar nos canteiros azuis e borboletas amarelas, nos canteiros amarelos por isso, romeu e Julieta não podiam se encontrar e nem brincar juntos. Mas os dois amigos acabam encontrando um jeito de resolver esse problema.

Um comentário:

Unknown disse...

Talvez não tenha compreendido a tua proposta, mas o objetivo da atividade é a de utilizar os recursos tecnológicos como computador, internet...