O texto que escolhi foi Educar o Educador de José Manuel Moran
Gerência Regional de Educação
Núcleo de Tecnologia Educacional – Campos Novos
Curso de Introdução à Inclusão Digital
Cursista: Marilussi Tragancin Cenatti
Dia da semana: Quinta-feira
Data: 03/07/08
Aprender a aprender
Produzido a partir do texto
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educar.htm
É preciso compreender que num tempo saturado pela informação, em grande volume e velocidade, passa a ser vital nos educarmos para aprender a enfrentar essa nova realidade. Isso significa mais diálogo entre as gerações, especialmente para garantir que a reflexão possa colaborar para fazer melhor uso da informação tecnológica.
Educadores precisam entender que o mundo mudou. O papel que se espera de um docente não é mais o mesmo. A relação em sala de aula e noutros espaços educacionais precisa ser revista. Num mundo com abundância de informação cabe ao educador descobrir novas funções, tais como de articulação do conhecimento, valoração ética da informação e principalmente ouvir seus alunos, que podem colaborar – e muito – para enriquecer a relação ensino-aprendizagem.
Ser professor é, antes de tudo, ser aprendiz. É saber que a tarefa de educar não se restringe a repassar conhecimentos científicos que foram sendo adquiridos ao longo da vida escolar. É admitir o processo de ensino-aprendizagem como um momento privilegiado de crescimento mútuo, de socialização de conhecimentos, sejam eles sistematicamente organizados pelo professor, ou da experiência do cotidiano dos alunos. Ser professor é ser pesquisador.
Ensinar não é transmitir somente. Ensino é o processo de humanização através da apropriação crítica, criativa e significativa da cultura. Esse é o papel do (a) professor (a), pois conhecimento não se encontra em qualquer lugar. Em todo lugar o aluno pode encontrar informação e não conhecimento, pois conhecimento é uma informação trabalhada, e isto é tarefa de mestre, de professor (a).
“Aprender a aprender” não é uma coisa nova, só que hoje está mais evidenciado. O professor precisa estar sentado junto e abrindo os caminhos para entender o mundo. É preciso ter um método para ler a realidade, para estabelecer uma finalidade, ter um plano de ação, agir e avaliar. O professor está vivenciando e continuamente aprendendo. Isso facilita que ele faça o mesmo com o aluno.
O professor tem que estar junto com a tecnologia e usá-la e não se omitir. Nas questões de informática a criança aprende muito rápido.
“Só podemos ensinar até onde conseguimos aprender. se admitíssemos nossa ignorância estaríamos mais abertos para o novo, para aprender. (...) Só pessoas livres – ou em processo de libertação – podem educar para a liberdade, podem educar livremente. Só pessoas livres merecem o diploma de educadoras. Necessitamos de muitas pessoas livres na educação que modifiquem as estruturas arcaicas do ensino. Só pessoas autônomas, livres podem transformar a sociedade.”(José Manuel Moram)
terça-feira, 29 de julho de 2008
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Um comentário:
Marilussi, não recebi o seu texto, aguardo.
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