quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Atividade 15 - Autoavaliação

Na longa caminhada do ser humano em busca de aperfeiçoamento, destaca-se a luta pela apropriação da realidade, possível por meio do conhecimento.
"O pensamento faz a grandeza do homem" (Blaise Pascal)
O conhecimento, a racionalidade, nos tornam humanos e superiores a outros seres. a importância do conhecimento é imensa, e necessitamos dele para conhecer e satisfazer a curiosidade, para conhecer e se sentir seguro e para transformar.
Através do curso de Introdução a Inclusão Digital compreendemos que a tecnologia na educação requer um olhar mais abrangente, pois envolve novas formas de ensinar e de aprender e oportuniza aos profissionais novas competências e atitudes no processo de ensino aprendizagem, indicando-nos estratégias e situações que tornam-se significativas para o aprendizado.
Mostrou-nos que a internet, usada por um número cada vez maior de pessoas no mundo todo, invade nosso cotidiano, trazendo uma infinidade de sites voltados às mais diversas áreas. Em casa, na escola ou no trabalho, uma imensa variedade de informações são colocadas pela rede na tela do usuário.
A comunicação interativa ocorre através do exercício frequente da escrita que é uma maneira de possibilitar questionar-se e ainda permite uma melhor fundamentação dos argumentos e conhecimentos em reconstrução. A utilização de blog na educação proporciona ao aluno e professor tornar-se autores, impulsionando a criação coletiva e uma maior aproximação entre eles; ainda possibilita a socialização dos conhecimentos, permitindo o recebimento de críticas e a complementação de idéias, levando-nos novamente à reflexão sobre os conceitos elaborados.
Criar um blog para os alunos escreverem o que entendem sobre o assunto tratado. Essa estratégia possibilita-nos a realização de leituras reflexivas que permitem uma melhor compreensão do conhecimento que cada sujeito traz à escola.
Percebemos que além dos espaços para ampliar as discussões e reflexões nossas aspirações com o blog são de ir além do questionamento feito pelo professor ao aluno - para compreender os sentidos que já tem sobre determinados assuntos.
A qualidade de vida dos homens melhora com as transformações que fazemos. Invenções e recursos técnicos facilitam nosso conhecimento e transformam nossa vida.
Percebemos através do curso que são inúmeros os benefícios da tecnologia: facilita serviços, velocidade de acesso à informações, divulgação de trabalhos intelectuais, pesquisas escolares, construção de relacionamentos e um dos maiores benefícios é a própria comunicação.

Um comentário:

Unknown disse...

Marilussi, ´na auto-avaliação espera-se por algo pessoal, não existe necessidade de citar este ou aquele autor.
Uma auto-avaliação de sua caminhada neste curso, abordando de forma consistente (relate, argumente, especifique, justifique, exemplifique) as tuas aprendizagens, tuas dificuldades, teu comprometimento, tuas, dúvidas, tuas expectativas e perspectivas antes, durante ou após o curso.